Sobre Natação para Bebês

Divertida e estimulante, a natação para bebês encoraja a aptidão natural dos pequenos em movimentarem-se na água. Um divertido momento de prazer partilhado entre os pais e os filhos!

Depois de nove meses de gestação, todos os bebês estão à vontade dentro da água! Até cerca de 1 ano de idade, os bebês ainda têm o reflexo natatório (ou de apneia): debaixo da água, os bebês fecham automaticamente a boca, bloqueiam a respiração e mexem os braços e as pernas. E que tal aproveitar esta disposição natural para proporcionar ao seu bebê umas aulas de natação?

Ainda que alguns médicos recomendem a prática de natação para bebês antes de se completar um ano de vida, tudo dependerá da avaliação do pediatra sobre o desenvolvimento do pequeno. Por isso, embora a natação para bebês tenha vários benefícios, consulte antes o pediatra para saber se já está na hora do seu filho entrar na água.



Benefícios da natação para bebês

Confiança

A natação encoraja os bebês a serem mais confiantes, sociais, e a terem uma maior autonomia, especialmente se for feita em grupo com outros pais e bebês.

Respiração

A natação para bebês ajuda a melhorar a respiração do pequeno, pois aos poucos ele vai aprendendo a controlá-la, ativando também, assim, a circulação sanguínea.

Condicionamento Físico

Evolução do condicionamento físico, fortalecimento e aumento da resistência muscular são outras virtudes adquiridas pela criança com essa prática.

Coordenação motora

A natação bebê ajuda na coordenação motora (fina e grossa), melhora no desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo.

Segurança Aquática

A natação para bebês faz com que ele aumente sua compreensão de tempo e espaço, desenvolvendo um contato mais seguro em meios aquáticos (piscina, mar, e até mesmo na banheira).

Sono e Apetite

Os benefícios da natação podem não só serem observados durante o exercício, como também depois dele. O sono do bebê melhora, além de seu apetite, fator extremamente positivo durante a introdução alimentar.

Desenvolvimento

Estudos apontam que, dentro da água, os bebês ganham consciência do seu corpo, aprendem a movimentar-se de modo diferente e experimentam novas sensações.

Socialização

Por conta de a natação ser em piscinas, é muito mais comum praticá-la em grupos. A princípio, pode parecer algo trivial, mas essa socialização desde cedo, o auxiliará em seu desenvolvimento como adulto.